O CONSELHO NACIONAL DOS GESTORES DE SEGURANÇA, age de acordo com valores que esperamos ver refletidos na sociedade, como: probidade, transparência e lisura nos processos administrativos e operacionais em que envolve assuntos ligados à questão da segurança, qualificação e valorização profissional de seus operadores e a paz social. Entendemos que o trabalho de Segurança Pública e Privada baseia-se primordialmente na prevenção e na repressão qualificada, com respeito à equidade, à dignidade humana e guiado pelo primado dos Direitos Humanos e do Estado Democrático de Direito.
Nossas comissões são fundamentais neste processo, sendo cada uma responsável por oferecer atendimento e desenvolvimento em uma área específica de atuação. Todas as ações e projetos propostos pelas comissões são aprovados de forma democrática por meio de nossa Assembleia Geral, órgão máximo da entidade, visando sempre priorizar projetos que atendam aos nossos interesses estatutários, às necessidades de nossos filiados e que leve algum benefício para a sociedade como um todo.
O CNGS concentra esforços entre todas as suas comissões para estender seu atendimento, programas e projetos sociais ao maior número de cidades e municípios possíveis.
Proporcionando, assim, a oportunidade para que cada filiado interessado constitua uma comissão do CNGS em sua cidade, de acordo com o tema que considerar melhor atender às necessidades daquela comunidade.